Ainda sei muito pouco para ser sincero me considero um bocado ignorante existem milhões de coisas interessantes que ainda não aprendi e provavelmente precisaria viver umas sem vezes mais que um Matusalém para aprender tudo que eu quero, mas indo direto a questão que quero debater, nesse meu lento avançar intelectual no qual para ser bem honesto sinto que e como um jogo de amarelinha no qual algumas vezes dou um passo para voltar dois pois quanto mais se aprende se torna mais fácil perceber o pouco que se sabe, eu percebi que o grande problema esta no significado que damos as palavras.
Um comunista jamais dará a ideia de liberdade o mesmo conceito que um neoliberal, um pai de família católico casado não sente o mesmo amor que um hippie que vive em uma comunidade em Jasatuba* e que tem um relacionamento aberto com varias pessoas.
Isso me intriga muito mostra como uma ideia de universalidade e facilmente batida e como tudo e absurdamente abstrato, li recentemente dois autores com textos excelentes um e de Kant e ele se refere ao conhecimento como meio de alcançar a liberdade o outro e de Sartre que já define que somos "condenados a liberdade".
Essas ideias não são como uma receita para bolo no qual e preciso apenas seguir a instrução e pronto tem suas ideias prontas, elas estão em construção, a cada livro que leio cada pessoa com quem convivo minha ideia de liberdade, amor, justiça.... vai sendo construída e desconstruída
Logo o que realmente importa são os conceitos. O que e liberdade para você hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário