Para esse homem o tempo passava , lento e rapidamente , sem proposito sem fim ,apesar de todos saberem de sua desoladora solidão na verdade ninguém sabia o que se passava em sua cabeça, o que ele pensava?sera que ele sofria?
Então em um belo dia, o grande imperador conquistador de nações inteiras, rei dos reis, homem mais poderoso dentre todos os homens, soube desse homem pobre, e se condoendo da situação vivida por esse individuo ele se dirigiu ate a vila onde o pobre homem vivia , quando eles se encontraram o seguinte dialogo foi travado entre eles.
-Eu Julios Maxentios III senhor de toda a terra, venho perante a ti lhe oferecer o que quiseres!
-Nada
-Como nada! Posso ver em teus olhos que o sofrimento o aflige!
-Mas quem não sofre?
-Eu sou senhor do mundo tenho riquezas alem do que podes imaginar, posso possuir a mulher que quiser e todos meu caprichos são cumpridos, realmente acreditas que eu sofro?
-Piamente, o senhor sem duvida sofre.
-Como ousas dizer tamanha heresia, eu não posso sofrer!
-O que é o sofrimento?Ter tudo?Ter nada? E ocupar o nosso vazio existencial com objetos materiais. Vos, renegais o sofrimento ao fazeres isso renegas o que mais de humano tens, vos apesar de toda sua honra e gloria não percebeste o quão vão e tudo que tens, já eu em minha insignifancia aceito a dor , não a nego, não a camuflo vejo a talvez ate como uma dadiva dos deuses, o que seria o prazer sem a dor? a companhia sem a solidão , negar o sofrimento e negar a vida.
Por isso lhe agradeço pelo apreço porem nada tenho e nada me falta, e talvez por isso , por acatar meu sofrimento inerentemente humano , eu , que não sou nada nem ninguém sofro menos que ti, logo eu lhe pergunto.
Como posso lhe ajudar?
Apos tal dialogo o imperador, mandou que o pobre homem fosse executado , não podia aceitar tamanha afronta a sua pessoa , porem pelo resto de sua vida não houve um dia que não pensara naquele homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário